Cinco municípios disputam novo hospital

Boa Viagem, Canindé, Quixadá, Quixeramobim e Tauá. São os municípios que pleiteiam ser a sede do novo Hospital Regional que será construído pelo Governo do Estado. A proposta será discutida na próxima semana, em data a ser definida pelo governador Cid Gomes (PSB) com os prefeitos das regiões do Vale do Jaguaribe, Sertão Central e dos Inhamuns.

Para que o município se candidate a sede da nova unidade é preciso que disponha de uma área com três hectares, boa localização e infraestrutura para que seja construído o hospital.

“Deve ter acesso fácil, de preferência perto de uma BR (rodovia federal). É necessário que o hospital fique bem localizado porque irá atender a pacientes de toda a região e outros municípios próximos”, explica o secretário estadual da Saúde, Arruda Bastos.

O secretário disse que uma equipe técnica fará a primeira avaliação do terreno, localização e infraestrutura de cada município e depois será feita uma reunião com os gestores municipais que apresentarem os terrenos em condições para a construção do hospital.

O terceiro Hospital Regional será de grande porte, assim como o de Juazeiro do Norte (Cariri), que vai ser inaugurado ainda este semestre e o de Sobral (Região Norte), em fase de construção, mas com previsão de ser inaugurado no fim deste ano. O investimento é estimado em R$ 96 milhões.

Os três hospitais regionais terão atendimento de urgência e emergência, de média e alta complexidade, cirurgia geral, clínica médica, traumatologia, ortopedia, neurologia, cirurgia plástica, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia e mastologia. A estrutura do centro cirúrgico terá quatro salas para procedimentos de médio e grande porte e quatro salas para hospital-dia cirúrgico.

O prefeito de Quixeramobim, Edmilson Júnior, teve reuniões com os gestores municipais de municípios vizinhos e diz já dispor do terreno para instalar o hospital. Ele aposta no apoio dos prefeitos destes municípios.

Em, Quixadá, políticos e lideranças comunitárias já realizaram abaixo-assinado e reuniões tentando viabilizar a construção da unidade. Em Canindé, o prefeito Cláudio Pessoa se reuniu com os gestores municipais de Itatira e de Madalena para traçar estratégias.

Em Boa Viagem, também está havendo campanha dos órgãos públicos municipais e políticos para que o novo Hospital Regional seja instalado na cidade que fica próxima a Canindé.

Com Informações do Jornal O Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *