Álcool: Bebida é vetada para gestantes

Áudio Entrevista com o Presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo – Clóvis Constantino

[audio:http://www.hmjmj.com.br/wp-content/uploads/2011/03/Não-Consumir-Álcool.mp3|titles=Gestante Não Consumir Álcool]

As gestantes não devem consumir álcool durante a gravidez em hipótese nenhuma. Esta foi a afirmação feita pela Sociedade de Pediatria de São Paulo, na última quinta-feira. Apesar da Organização Mundial de Saúde recomendar a abstinência, alguns médicos ainda permitem que mulheres bebam moderadamente no período gestacional. Mas, de acordo com o presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Clóvis Constantino, qualquer quantidade de dose alcoólica é suficiente para prejudicar o desenvolvimento do bebê:

Presidente da SPSP – Clóvis Constantino

“Não é possível estabelecer uma determinada dose chamada moderada que seja segura. Como isso não é possível, a recomendação é: gravidez e álcool não combinam. Se for engravidar ou se já engravidou, não beba. Espere terminar inclusive o período de aleitamento. Depois, eventualmente, se quiser, volte a beber um drink ou outro.”

Segundo Clóvis Constantino, a gestante que bebe está prejudicando a transferência de nutrientes e oxigênio para o feto. Isso porque em menos de uma hora após a ingestão, os níveis de álcool no sangue fetal ficam iguais aos da mãe. Mas, como o fígado do bebê não está pronto, o efeito tóxico para ele é oito vezes maior. Por isso, o feto pode sofrer vários tipos de seqüelas, conforme conta o presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo:

Presidente da SPSP – Clóvis Constantino

“A situação clínica mais grave enfrentada pelo feto submetido ao álcool dentro do útero é chamada de síndrome alcoólica fetal, na qual ocorrem má formações na face do feto e no sistema nervoso central, ocasionando os mais variados graus de transtornos neuro psiquiátricos”.

Em breve, o Congresso Nacional deverá analisar um projeto de lei que obriga aos fabricantes de bebidas a publicarem nos rótulos um alerta sobre os riscos da ingestão alcoólica durante a gravidez. Para mais informações sobre o consumo de álcool na gestação, basta acessar o portal da Sociedade de Pediatria de São Paulo, pelo endereço www.spsp.org.br, e baixar gratuitamente o livro Efeitos do Álcool na Gestante, no Feto e no Recém-Nascido.

Fonte: Portal do Ministério da Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *