Dia Mundial de Lavar as Mãos

[audio:http://www.hmjmj.com.br/wp-content/uploads/2011/10/Dia-Mundial-de-Lava-as-Mão.mp3|titles=Dia Mundial de Lavar as Mãos]

Hoje é o Dia Mundial de Lavar as Mãos. Esse simples hábito evita inúmeras doenças transmitidas por bactérias, vírus e fungos. O coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Fernandes Figueira da Fiocruz, Carlos Eduardo Figueiredo, explica que lavar as mãos é o único ato que tem comprovação científica de redução eficaz de doenças e infecções hospitalares.

“É um ato extremamente simples, bastante barato e tem uma efetividade absurda com relação ao controle da infecção. Custa muito pouco do nosso tempo e tem impacto muito grande na saúde, principalmente, na prevenção de infecções extremamente graves”, diz Figueiredo. O coordenador dá dicas para prevenir doenças que podem ser transmitidas pelas mãos: “antes de ir ao banheiro, antes de se alimentar, após contato com secreções e contato com os olhos você deve lavar as mãos. A gente pode usar o sabonete líquido com água ou, o que é também bastante efetivo e tem uma certa economia no tempo do procedimento em si, que é a higienização com álcool”.

Este ano, a Campanha do Dia Mundial da Lavar as Mãos irá fortalecer as ações de higienização nas escolas, por meio de uma parceria entre os Ministérios da Educação e da Saúde.

Fonte: Débora Rocha / Web Rádio Saúde

Uma resposta a Dia Mundial de Lavar as Mãos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *