Pesquisa aponta a felicidade e o otimismo como fatores essenciais para saúde

Foto: Corbis Imagens

A felicidade e o otimismo podem ser um santo remédio para se manter uma vida saudável. A conclusão faz parte de uma pesquisa da Universidade de Harvard que apontou que o risco de ter problemas de coração, pressão arterial e colesterol alto entre as pessoas mais otimistas é 50 por cento menor do que em pessoas mais pessimistas e tristes. Para chegar à conclusão, pesquisadores americanos revisaram 200 estudos já realizados sobre o tema.

O cardiologista do GHC, Grupo Hospitalar Conceição do Ministério da Saúde, Alceu Rombaldi, afirma que se temos otimismo, automaticamente a nossa autoestima vai ser maior. Na visão dele, quem está de bem com a vida, se cuida mais e isso acaba se refletindo na saúde. ”Através do exercício físico, de uma boa alimentação, isso é fundamental. Porque a gente sabe que as doenças cardiovasculares, entre elas, o infarto está muito ligada com maus hábitos, tipo o tabagismo, uma alimentação errada e falta de exercícios”.

O estudo destacou ainda que o estresse e a depressão também provocam doenças do coração. Segundo os pesquisadores americanos, ainda não é possível provar cientificamente que a felicidade de fato interfere na saúde, porém os estudos caminham para essa conclusão.

Ouça a matéria da Web Rádio Saúde

[audio:http://www.hmjmj.com.br/wp-content/uploads/2012/04/PDMS120455.mp3|titles=PDMS120455]

Fonte: Blog da Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *