Vários tipos de câncer podem ser evitados com hábitos saudáveis

A cada dia mais estudos comprovam que os casos de câncer estão ligados aos maus hábitos de saúde e alimentação. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar (Inca), a combinação da alimentação saudável com atividade física é capaz de prevenir 19% de casos de câncer no Brasil por meio do controle do peso. Outro estudo recente americano afirma que metade de todos os tipos de câncer poderiam ser evitados se as pessoas adotassem estilos de vida mais saudáveis. O estudo apontou o tabagismo como grande vilão da doença.

O nutricionista da Área de Nutrição, Alimentação e Câncer do Inca, Fábio Gomes, afirma que o câncer pode ser prevenido desde bebê. “O primeiro passo para a prevenção do câncer começa já na amamentação. Porque as mães que amamentam seus filhos exclusivamente até os seis meses e depois complementando conforme a recomendação, previnem que as crianças desenvolvam a obesidade já na infância. Então proteger a criança da obesidade já na infância é o primeiro passo para prevenir do câncer”, explica.

O nutricionista relata alguns hábitos de alimentação que devem fazer parte do dia a dia das pessoas. “É preciso aumentar o consumo de frutas e hortaliças, voltar ao nosso arroz e feijão, nossa carne, nossa alimentação tradicional. E ao mesmo tempo reduzir os alimentos industrializados o máximo que a gente puder, ou seja, a gente vai ao supermercado as pessoas tem que olhar para o carrinho, olhar para a sua dispensa, olhar para o seu cesto de compras e tentar manter uma menor quantidade possível de alimentos prontos para consumir, prontos pra aquecer”, detalha.

[audio:http://www.hmjmj.com.br/wp-content/uploads/2012/04/Hábitos-Alimentares1.mp3|titles=Hábitos Alimentares]

Fonte: Blog da Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *