Lançado ação Brasil Carinhoso

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Com o objetivo de tirar da pobreza absoluta toda as famílias brasileiras que tenham crianças com até 6 anos de idade, a presidenta Dilma Rousseff lançou a ação Brasil Carinhoso. O programa faz parte do Plano Brasil Sem Miséria e une esforços para ampliar a cobertura de saúde para as crianças, facilitar o acesso às creches e aumentar a renda de mais de duas milhões de famílias que vivem em extrema pobreza.

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha participou do lançamento oficial da ação Brasil Carinhoso, nesta segunda-feira (14), em Brasília, e destacou as medidas do Ministério da Saúde para combater a pobreza extrema: “Para promover o desenvolvimento saudável das crianças brasileiras nós vamos combater a anemia nutricional e distribuiremos suplementos nutricionais. Outra iniciativa importante é a distribuição gratuita, por meio do programa ‘Aqui tem Farmácia Popular’, de medicamentos gratuitos para o tratamento da asma”.

A partir de 4 de Junho o Ministério da Saúde vai disponibilizar para a população, por meio do programa Saúde Não Tem Preço, três medicamento para o tratamento da asma, de forma totalmente gratuita, além dos 11 medicamentos para hipertensão e diabetes nas 554 farmácias populares da rede própria (administradas e montadas pelo governo) e 20.374 da rede privada. Os medicamentos disponíveis para asma são: brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol.

A doença está entre as principais responsáveis pela internação de crianças entre zero e seis anos de idade no Sistema Único de Saúde (SUS). Só em 2011 foram mais de 77 mil crianças que tiveram o problema e a expectativa é que este número diminua. “Começamos a reduzir as internações nos últimos dez anos e a distribuição de remédios gratuitos vai diminuir as aflições dos pais que tem crianças com asma”, enfatizou Padilha.

O Brasil Carinhosos também tem ações de suplementação nutricional (sulfato ferroso + vitamina A). Com isso o governo federal pretende diminuir em 10% os casos de anemia e em 5% a deficiência de vitamina A nas crianças menores de cinco anos.

A distribuição das doses de vitamina A vai ser feita nas Unidades Básicas de saúde (UBS) e em campanhas de vacinação, a partir de agosto deste ano, em todos os 2.755 municípios brasileiros. Serão priorizados os municípios que integram o Plano Brasil Sem Miséria.
Padilha também destacou que o programa Saúde na Escola já acompanha mais de 11 milhões de crianças. “As equipes de Atenção Básica vão continuar o trabalho com as crianças, enfatizando a atenção nas que estão entre a faixa etária de zero a seis anos”.

O ministro Alexandre Padilha finalizou a fala no evento enfatizando a necessidade de diminuir os índices de mortalidade infantil. “Estas ações vão fazer com que os brasileirinhos e brasileirinhas aproveitem ao máximo as oportunidades criadas pelo governo Dilma”.

Fonte: Blog da Saúde

Pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff pelo Dia das Mães

Fonte: planalto.gov.br

Áudio do Café com a Presidenta

[audio:http://www.hmjmj.com.br/wp-content/uploads/2012/05/Café-com-a-Presidenta.mp3|titles=Café com a Presidenta]

Fonte: Café com a Presidenta

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *