HMJMJ implanta Serviço de Psicologia

Com o objetivo de melhorar as condições de trabalhos na área coletiva e individual, onde possam ser trabalhados os aspectos emocionais para o bom relacionamento entre equipes de setores e principalmente, no atendimento humanizado aos nossos clientes externos e internos, o Hospital Maternidade Jesus Maria José está implanto o Serviço de Psicologia, coordenado pela Psicóloga Francisca Guadalupe Rodrigues Feijão. A mesma implantará um Programa de Capacitação contínua aos colaboradores dessa instituição.

O Serviço foi apresentado oficialmente hoje (20/06) aos Coordenadores de Setor pela Direção dessa instituição.

“A proposta inicial consiste em trabalhar os grupos, por setores, onde nos dispomos a satisfazer a empresa em suas necessidades e ao grupo de funcionários a desenvolverem seu papel e assim incentivar a buscar uma sensibilização, no sentido comportamental do grupo, de forma a despertar no indivíduo o desejo de uma postura mais assertiva. Propomos uma atuação por setor, em encontros semanais de uma hora e meia, para tentar promover e integrar a todos um bom andamento no trabalho e a conscientização da importância do relacionamento interpessoal e promover o aprimoramento contínuo”, diz Guadalupe Feijão.

O grande desafio, então passou a ser a qualificação dos colaboradores por meio de técnicas psicológicas, capacitação e treinamentos conforme a função exercida pelo funcionário, para garantir a qualidade da assistência à saúde de urgência e emergência prestada à população e visando a necessidade e bem estar dos colaboradores.

O Serviço

Objetivo Geral:

Promover treinamento e Capacitação dos funcionários e a implantação do Desenvolvimento Humano (Recursos Humanos).

Objetivos Específicos:

  • Realizar junto com o HMJMJ, diagnósticos na área de Recursos Humanos;
  • Executar o Levantamento das Necessidades de Treinamento – LNT;
  • Elaborar o Plano Anual de Treinamento;
  • Coordenar a participação e capacitação dos servidores em cursos, seminários, estágios, congressos, etc.;

Justificativa:

Tendo em vista a necessidade deste serviço na área de psicologia percebe-se que dentro das possibilidades oferecidas, poderemos juntos realizar grandes projetos e realizar ações operacionais de Desenvolvimento, Capacitação e Treinamento dos Recursos Humanos , bem como a implantação do PROGRMA DE GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL (GQT), cujo foco de atenção está centrado nos funcionários.

Resultados Esperados:

  • Identificar às deficiências dos servidores no exercício de suas funções e aplicar as devidas correções;
  • Proporcionar aos clientes internos e externos o acesso as informações;
  • Buscar a melhoria contínua da qualidade da assistência prestada à população;
  • Estimular a participação dos servidores em cursos, seminários e congressos;
  • Proporcionar atendimento humanizado;
  • Melhorar os relacionamentos interpessoais no âmbito do HMJMJ;
  • Maior confiabilidade ao serviço prestado aos usuários externos e internos no HMJMJ.

Já foram trabalhadas algumas equipes como Recepção, Laboratório e Radiologia onde foram abordados alguns aspectos, como:

  • Equilíbrio emocional pessoal;
  • Relação interpessoal;
  • Atendimento ao público
  • Motivação

Este é um processo que requer uma continuidade e acompanhamento para que os resultados apareçam se instaurem e permaneçam.

Veja a Galeria de Imagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *