HMJMJ busca solução para crise na Pediatria

Após uma semana de intensa expectativa em torno da crítica situação financeira do HMJMJ, aconteceu neste dia 02 nas dependências da instituição a tão esperada reunião com os prefeitos das 10 cidades pertencentes a 8ª CRES Quixadá.

Vale lembrar que esta reunião fez parte da sequência de negociações que iniciou-se após o encontro da Comissão Intergestores Regional – CIR, ocorrida no município de Choró no ultimo dia 25 de Julho do ano em curso, promovida pela 8ª CRES assim como também depois de inúmeras tentativas de negociação com os representantes das gestões dos referidos municípios.

Após a exposição da real situação do Hospital, Dra. Benedita de Oliveira, Coordenadora Regional da 8ª CRES articulou esta reunião acionando também os representantes da SESA (Secretaria da Saúde do Ceará) que compareceram na pessoa de Dra. Lilian Beltrão, Coordenadora da CORAC (Coordenação de Regulação, Avaliação, Controle e Auditoria) da Secretaria da Saúde do Ceará e Dr. Policarpo Barbosa, Coordenador da CORES, (Coordenadoria das Regionais de Saúde) da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará .

A notícia do possível fechamento das portas da Emergência e Pediatria do HMJMJ, provocou uma enorme preocupação na população de Quixadá e cidades vizinhas, que se manifestaram de forma ordeira e solidária neste dia, através de uma caminhada do centro da cidade até ao local da reunião (realizada em último momento nas dependências do hospital).

Porém, dos dez prefeitos convocados compareceram Dr. Rômulo Nepomuceno Carneiro (Quixadá), Antônio Mendes (Choró) Dr. Valterno Pinheiro (Solonópole) e de Ibicuitinga, Sr. Deca. Os de Quixeramobim, Senador Pompeu, Banabuiú, Ibaretama e Pedra Branca não compareceram a reunião enviando apenas seus representantes. Milhã, não enviou representação.

Inicialmente contava-se apenas com as presenças dos senhores prefeitos no entanto, fomos surpreendidos pela presença dos representantes da sociedade civil, Médicos, Conselhos e Câmara de Vereadores que, sensíveis ao problema enriqueceu com suas presenças este tão importante momento. O encontro contou com a presença integral dos diretores do HMJMJ, Maciano de Sousa Silva, Irmã Annamaria Moro, Adriana Castelo Branco e o Diretor Clínico Dr. Francisco Martins de Mesquita, assim como o nosso Presidente, Bispo D. Ângelo Pignoli.

Sensibilizado com a situação financeira em que se encontra o HMJMJ, o Presidente da Câmara de Vereadores de Quixadá, Kleber Júnior, se pronunciou e levará para votação o repasse de 5% do orçamento da Câmara para os próximos (04) quatro anos.

Ao presidir o encontro, Dra. Benedita, abriu a reunião solicitando da direção do HMJMJ uma exposição detalhada de todas as planilhas com os débitos de cada município e a qual procedimento médico pertencia. A reunião transcorreu em ordem e em meio a múltiplos debates e esclarecimentos legais pelos representantes da SESA cujo desfecho final levou a um acordo firmado pelos municípios de buscarem junto aos seus procuradores meios legais de realizarem os repasses em aberto. Para tanto foi definido a data de 10 de Agosto para que os gestores cumpram o acordo em discussão.

Aguardamos com expectativa que sexta-feira (10/08) todos os prefeitos compareçam com propostas concretas para que o HMJMJ possa continuar com todos os serviços funcionando, especialmente o de Pediatria e Emergência.

Veja Galeria de Imagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *