Ministério da Saúde Certifica HMJMJ com Sala de Apoio a Mulher Trabalhadora que Amamenta

Sala de Apoio a Amamentação

O Ministério da Saúde Certifica o Hospital Maternidade Jesus Maria José com a Sala de Apoio a Mulher  Trabalhadora que Amamenta (SAMTA) e reconhece como um local que promove, protege e assegura um espaço de apoio à amamentação às colaboradoras dessa instituição, sendo uma das nove Salas implantadas em todo o estado do Ceará.

As salas de apoio a mulher trabalhadora que amamenta são destinadas à extração e estocagem de leite materno durante a jornada de trabalho.

No fim do expediente a mulher pode levar seu leite para casa, para que seja oferecido ao seu filho, como também pode doá-lo para o Banco de Leite Humano.

Para que as mulheres trabalhadoras consigam cumprir com a recomendação de amamentar por 2 (dois) anos ou mais, sendo exclusivamente no peito 6 (seis) primeiros meses, é fundamental que após a licença maternidade elas tenham o auxílio das empresas. Uma forma de ajudar é disponibilizando salas de apoio à amamentação, a fim de prover um ambiente acolhedor leite e adequado à coleta e ao armazenamento do leite, para que ele seja oferecido posteriormente à criança.

[nggallery id=148]

O art. 396 da CLT prevê: “Para amamentar o próprio filho, até que este complete 6 (seis) meses de idade, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho a, 2 (dois) descansos especiais, de meia hora cada um, que não se confundirão com intervalos normais para seu repouso e alimentação”. Parágrafo único: “Quando o exigir a saúde do filho, o período de 6 (seis) meses poderá ser dilatado, a critério de autoridade competente”. As mães que por alguma razão não puderem se beneficiar com esta lei podem negociar com seus patrões, acumular os dois descansos e sair uma hora mais cedo ou iniciar a jornada de trabalho uma hora mais tarde; ou, ainda, utilizar os intervalos para ordenhar as mamas e armazenar o seu leite para ser oferecido ao seu filho posteriormente.


Botão_Curtir _no_Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *