Filantropia

A etimologia da palavra filantropia deriva suas raízes do grego, que se traduzem respectivamente como amor ao ser humano. Assim, o Hospital Maternidade Jesus Maria José desenvolve atividades de grande mérito social e com benefício humanitário para a comunidade. O Governo Federal considera um hospital filantrópico quando ele não tem fins lucrativos e oferece 60% de seus leitos aos pacientes do SUS. O Hospital Maternidade não só destina mais de 90% dos seus leitos para o SUS, como ultrapassa com muitos atendimentos gratuitos.

Os hospitais filantrópicos e as Santas Casas de Misericórdia são reconhecidos como entidades beneficentes a partir da emissão do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (anteriormente denominado Certificado de Entidade de Fins Filantrópicos), concedido pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). É o reconhecimento do Poder Público Federal de que a Instituição é Entidade Beneficente de Assistência Social (anteriormente conhecida como “filantrópica”), sem fins lucrativos e presta atendimento ao público alvo da assistência social.

Salvar vidas é o primeiro objetivo do Hospital Maternidade Jesus Maria José. Mas isso, não basta, ele vai muito mais além. Extrapola seu limite de atendimento, abrangendo a muitos dos pacientes mais necessitados.

Outras Ações de caráter Filantrópico

Banco de Leite

O Banco de Leite visa coletar e processar o leite humano, que é destinado às crianças internadas nas enfermarias ou na UTI Neonatal, bem como a pacientes externos quando há indicação médica. No ano 2009, foram coletados 57,55 litros de leite.

O Banco de Leite também orienta as parturientes a respeito da importância do aleitamento materno. No referido ano, foram feitos 995 atendimentos individuais e 328 atendimentos em grupo. Serviço inteiramente gratuito.

Casa da Gestante

É destinada à gestante que possui algum risco clínico e/ou social, mas que não justifica um internamento. Esta é encaminhada à casa (localizada no Hospital Maternidade) onde existe uma equipe de técnicos de enfermagem, visita de obstetras, além da atuação de acadêmicos da Fisioterapia e Enfermagem. No ano de 2009, 805 gestantes foram atendidas a um custo total de R$ 106.661,40 (cento e seis mil seiscentos e sessenta e um reais e quarenta centavos). Vale ressaltar que é um serviço totalmente custeado pelo Hospital Maternidade Jesus Maria José.

____________________________________________________________________

Veja também

Os comentários estão encerrados.