Brinquedoteca Hospitalar

No ano de 2001 foi criada a Brinquedoteca Hospitalar do Hospital Maternidade Jesus Maria José, que é considerada “Ponto de alegria, educação e Cultura” para as crianças que estão internadas e em atendimentos na Instituição, localizada junto às enfermarias do Setor de Pediatria, a fim de proporcionar uma melhor qualidade e humanização na internação das crianças que estão em atendimento, voltada para aproximação cultural, artística e educativa. Esta iniciativa faz parte do fortalecimento do Título de Entidade Filantrópica e da Responsalidade Social do HMJMJ.

São realizadas atividades lúdico-educativas e culturais, usando métodos e materiais paradidáticos (livros de histórias infantis, teatro de fantoches, brinquedos, jogos, etc).

A Brinquedoteca Hospitalar do HMJMJ é um espaço cultural e educativo de construção, troca e interação, que oferece a criança um atendimento lúdico e diversificado, proporcionando-lhe prazer, aprendizagem e lazer, minimizando o “estresse” da internação hospitalar. Tem seu funcionamento semanal (2ª a 6ª feira), no turno da manhã (das 8h00 às 11h30) e conta com uma pedagoga e uma fisioterapeuta que realizam trabalhos voluntários, de caráter pedagógico e intervencional com as crianças. São desenvolvidos trabalhos mensais de acordo com algumas datas comemorativas, tais como: dia do livro, dia da árvore, dia do índio, dia do circo, entre outras.

Também são oferecidos momentos recreativos com brincadeiras e cantigas de roda, danças e teatro com acadêmicos voluntários da Área da Saúde da Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS) que realizam esta e outras parcerias com a Instituição.

São atendidos na Brinquedoteca do HMJMJ uma média de 30 crianças semanais, 120 mensais e 1.440 anuais.

No ano de 2010 foi premiada pela Secretaria de Cultura do Ceará (SECULT) com o Prêmio Mais Cultura Pontos de Leitura e atualmente encontra-se em reforma das instalações e equipamentos com reinauguração programada para janeiro de 2011.


Veja também

Os comentários estão encerrados.