Sua Nota Vale Dinheiro

Programa amplia bem-estar no Sertão

 

Entidades comemoram parceria com o Governo Estadual por meio do Programa Sua Nota Vale Dinheiro

Limoeiro do Norte, Quixadá, e Quixeramobim se destacaram no Programa Sua Nota Vale Dinheiro em 2010, no Sertão Central do Ceará, graças ao trabalho de entidades filantrópicas destes municípios: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Hospital Maternidade Jesus Maria José (HMJMJ) e Associação Católica Boa Semente, respectivamente. Com o apoio da população e empresários da região, essas instituições conseguiram arrecadar cupons fiscais revertidos em recursos para a manutenção de suas ações em benefício de pessoas necessitadas.

Sua Nota Vale Prêmios

Em Quixadá, a 167 km de Fortaleza, o Hospital Maternidade Jesus Maria José resolveu premiar o funcionário trouxesse o maior valor em notas fiscais. Resultado: além de concorrer a vários prêmios, os quase 200 funcionários ajudaram a triplicar o número de notas arrecadas, beneficiando o projeto Casa da Gestante, abrigo para grávidas de alto risco.

A Casa foi instituída em 2008 pela Fundação Italiana Marcelo Cândia. Um ano depois, o Hospital Maternidade Jesus Maria José assumiu a administração do abrigo e, desde então, o mantém com recursos do próprio hospital e do Programa Sua Nota Vale Dinheiro, por meio do qual arrecada cerca de R$ 4,5 mil por mês, que cobrem 40% dos custos. “A gente abriga gestantes de alto risco, que não têm como estar se deslocando dos seus municípios, nem têm como pagar exames e se alimentar adequadamente. A gente fica com elas até o bebê nascer” explica José Luís Rocha da Mota, administrador do hospital.

Mais de duas mil gestantes já passaram pela Casa, sendo 60% moradoras de Quixadá e o restante de pelo menos dez municípios do Sertão Central. No abrigo, elas recebem cuidados e atenção especial de médicos e enfermeiros do hospital e, para ocupar o tempo de permanência, participam de palestras informativas, atividades artísticas e laborativas. Com capacidade para oito leitos, a Casa possui quartos, banheiros, refeitório e sala de estar, onde as grávidas conversam e assistem televisão. A agricultora Lucilene Pereira, do município de Milhã, esperava o primeiro filho quando foi para a Casa da Gestante. “Aqui é muito bom”, assegura.

Segundo o Administrador José Luís, com a continuidade no Programa Sua Nota Vale Dinheiro, os planos são os de melhorar a qualidade do serviço e aumentar o quadro de profissionais, contratando fisioterapeutas, assistente social e psicólogo. “Tivemos o caso de uma gestante que pediu pelo amor de Deus para que a recebêssemos porque o marido é alcoólatra, queria bater nela e estava com medo de perder o filho. Ficamos com a mulher por quatro meses, até que tivesse o bebê. Quer dizer, além dessa questão do parto de risco, há esses problemas sociais que a gente absorve”, conta


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *