Casa da Gestante

A Casa da Gestante é um espaço de acolhimento que visa reduzir a morbidade e mortalidade materna.

A criação da Casa da Gestante vem ao encontro às necessidades de melhoria da assistência a gestante com algum risco clínico e ou social, mas que não justifica um internamento. Esta é encaminhada a casa onde existe uma equipe de técnicos de enfermagem, visita de obstetras, além da atuação de acadêmicos da Fisioterapia e Enfermagem. No ano de 2009, 805 gestantes foram atendidas.

Aqui elas recebem carinho, apoio e atenção profissional, realizam trabalhos manuais e aprendem a tratar melhor do seu bebê.

Objetivos Específicos:Casa da Gestante

• Traçar o perfil das gestantes de risco da região;

• Acolher as gestantes de risco clínico e/ou social;

• Proporcionar vivências grupais;

• Desenvolver atividades artísticas, produtivas e laborativas para ocupar prazerosamente o tempo de permanência;

• Realizar parcerias com instituições governamentais e não governamentais para otimizar o atendimento;

• Sensibilizar e buscar a participação da comunidade para garantir êxito deste projeto;

• Construir políticas públicas que garantam financiamento próprio para continuidade do projeto.

O Hospital Maternidade Jesus Maria José teve a louvável iniciativa de priorizar o atendimento a essas gestantes que necessita está próximo a uma unidade de assistência ao parto; Muitas vezes, são mulheres com ameaça de aborto, sem indicativo de internação, porém com uma necessidade de medicamento via oral e repouso; Outras são mulheres em falso trabalho de parto que não podem voltar ás suas residências pela distância, ou falta de transporte, ou até mesmo por não ter o dinheiro para pagar o transporte e principalmente por estarem colocando em risco a sua vida e a do bebê; Existe também a clientela que durante o pré-natal foi detectado alguma alteração patológica no feto, ou vem com histórico de crises hipertensivas e já próximo à data do parto necessita de uma atenção mais direcionada e especializada na tentativa de que o parto aconteça da forma mais natural possível e sem danos para a mãe e o bebê.

Toda mulher tem direito a uma gravidez saudável e a um parto seguro, sendo obrigação do Estado um atendimento de boa qualidade. São direitos da gestante ser assistida por profissionais atenciosos, receber as informações necessárias sobre as ações de saúde para si e para o próprio bebê, realizar os exames compatíveis em cada período de gravidez e ter respeitadas as suas decisões.

A Casa da Gestante é um local de acolhimento às gestantes de risco do Sertão Central do Ceará por motivo de segurança precisam está próximas ao hospital.


Veja também

Os comentários estão encerrados.